top of page
  • Foto do escritorassessoria

CCTCI: Bibo Nunes preside debate sobre reconhecimento facial na Câmara

Atualizado: 24 de mai. de 2019

O parlamentar gaúcho Bibo Nunes (PSL/RS) foi o autor da proposta.


Bibo Nunes preside debate sobre Reconhecimento Facial.
Bibo Nunes preside debate sobre Reconhecimento Facial.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (03) uma audiência para debater o uso da tecnologia como aliada da segurança pública. O debate contou com a presença de diversos especialistas sobre o tema.

Durante a audiência pública o parlamentar gaúcho, Bibo Nunes, destacou que o uso de ferramentas baseadas em vídeo é uma tendência mundial que envolve tanto governos quanto iniciativa privada.

“Com base nesse tipo de tecnologia, é possível ‘ensinar’ o computador a interpretar automaticamente atividades humanas e detectar eventos capazes de ameaçar a segurança pública”, exemplifica Nunes.

Entre as questões mais discutidas pelos participantes, a privacidade e a regulação para utilização dessa tecnologia se destacaram na audiência. Para o oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Filipe Soares, o reconhecimento facial é muito importante para os órgãos de segurança do país. “Essa tecnologia poderá ajudar a rastrear fugitivos, desaparecidos, suspeitos de terrorismo e até agressores no meio de uma multidão”, destacou Soares.


Essa foi a primeira de muitas discussões acerca desse tema. Parabenizado pelos colegas de comissão pela iniciativa, Bibo Nunes finalizou a audiência pública como sendo positiva. “Um debate de extrema importância para o aprimoramento do sistema de segurança no país. Uma legislação forte e bem trabalhada vai garantir a segurança e a privacidade da população”, disse.

6 visualizações0 comentário
bottom of page